Como antever o consumo do meu futuro tractor?

Notícias do universo dos Tratores.

Moderadores: JoãoMarques, komodro, andreleandro, Caça, joaolima

Como antever o consumo do meu futuro tractor?

Mensagempor JoseBlino » 11/abr/2018, 20:53

Olá, boa tarde.

Tenho andado a pesquisar um trator novo para comprar (com apoio projecto PDR 2020).

Uma informação que nunca vejo vinculada e que para mim não é evidente, prende-se com a previsão de consumos do tractor.

Por exemplo, para transporte de uma mesma carga, por hipótese uma carga baixa de 4Ton, um tractor de 45cv gasta metade de um trator de 90cv? (Não é metade mas quanto menos será?)
E se estivermos a falar de uma carga maior, em esforço para o 45cv e normal para o 95cv? (Por hipótese, 7Ton)

E em relação às marcas/modelos, mediante os motores que utilizam consegue-se avaliar um provável maior ou menor consumo de combustível?
JoseBlino
Fanático

Registado: 10/mar/2015, 18:51
Marca de Trator Favorita: Case
Clube de Futebol:

Re: Como antever o consumo do meu futuro tractor?

Mensagempor Manuel dos tractores » 11/abr/2018, 21:11

Boa noite.
O consumo vai ser sempre o eterno problema. Nunca vai haver consenso.
Manuel dos tractores
Tractorista Amador

Registado: 08/out/2014, 21:40
Marca de Trator Favorita: Ebro
Clube de Futebol:

Mensagempor JoseBlino » 11/abr/2018, 22:32

Sim, depende das alfaias e do seu correcto dimensionamento...

Mas tipo, um trator mais potente, num regime baixo pode competir em consumos com um trator menos potente num regime mais alto?

Ou o óptimo estará sempre num regime alto, com alfaias correctamente dimensionadas?
JoseBlino
Fanático

Clube de Futebol:

Mensagempor komodro » 12/abr/2018, 17:12

Boa pergunta.
Isto é daquelas que dá panos para mangas para responder.
Mas tentando abreviar, o mais que possa: o segredo está no equilíbrio, ou seja, o consumo vs rendimento óptimo situa-se entre o regime de binário máximo e regime de potência máxima. Embora, e atenção a este ponto, com as novas tecnologias de injecção e centralinas cada vez mais optimizadas, isto anda-se a alterar um pouco.
Teoricamente um tractor de 100hp ao regime de binário máximo, têm um consumo especifico menor que um de 70hp ao regime de potência máxima. Não quer dizer que consuma menos, mas sim que pela potência desenvolvida naquela situação, consome especificamente menos que um menos potente. Confuso certo, mas pronto tentando exemplificar: um tractor de 100hp com um reboque de 7ton em plano, vai consumindo 260gr\Kw\h, o tractor de 70hp com o mesmo reboque no mesmo sitio vai consumindo 280gr\Kw\h. Isto quer dizer que o tractor maior vai-te consumir menos para a mesma potência gerada.
O segredo é tentar andar sempre o tractor "folgado", mas sem exageros, não sei vai andar com um tractor de 200hp para um vibrocultor de 4m por exemplo. Assim como não se anda com um tractor de 30hp para um reboque de 5ton. Percebes-te?
A minha ferramenta de maior precisão: marreta de 5Kg

Ucraniano do sitio: Têm marreta? têm maçarico? têm prensa? Têm solução!
komodro
Master de Tratores

Registado: 17/jan/2014, 02:02
Marca de Trator Favorita: Hanomag
Clube de Futebol: Glorioso!

Mensagempor JoseBlino » 13/abr/2018, 22:34

certo, faz sentido!
JoseBlino
Fanático

Clube de Futebol:

Mensagempor JoseBlino » 13/abr/2018, 23:40

Já agora,
numa dada série de um tractor, há um mesmo motor que faz vários modelos.
É de esperar que esse motor esteja "desperdiçado" no modelo mais baixo e "em esforço" no modelo mais alto?
E por conseguinte, em teoria, o rendimento óptimo estará no modelo "do meio"?
JoseBlino
Fanático

Clube de Futebol:

Mensagempor komodro » 14/abr/2018, 08:54

Boas
Normalmente a versão de topo da motorização é onde o consumo está mais optimizado.
Hoje em dia "ganhar" 10\20% de potência é procedimento banal nas repro's, precisamente porque o "hardware" é o mesmo( bloco, pistons, turbos, intercooler's, injectores, etc) o que muda é o "software"( tempos e quantidade de injecções, pressão de turbos, regulação de wastegate's, etc).
O que se anda a fazer lá fora, é precisamente comprar um versão menos potente\mais barata, levar com uma repro e ficar igual á versão mais potente\mais cara por uma fracção do preço.
Se não te quiseres meteres nestas aventuras, á partida, o motor mais potente, como te disse, é aquele que têm o consumo especifico mais interessante.
A minha ferramenta de maior precisão: marreta de 5Kg

Ucraniano do sitio: Têm marreta? têm maçarico? têm prensa? Têm solução!
komodro
Master de Tratores

Registado: 17/jan/2014, 02:02
Marca de Trator Favorita: Hanomag
Clube de Futebol: Glorioso!

Voltar para Geral / Notícias

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Portugal Global