tapa-chamas

Notícias do universo dos Tratores.

Moderadores: JoãoMarques, komodro, andreleandro, Caça, joaolima

tapa-chamas

Mensagempor coriscada » 10/mai/2017, 11:26

Boas!
(fiz pesquisa aqui pelo fórum e não encontrei referência ao tema, mas como sou novo por aqui desculpem a minha eventual aselhice)
Estão a usar "sistema de retenção de faúlhas" e "tapa-chamas" nos vossos tractores?
Como anda a legislação relativamente a isto? Tanto quanto sei ainda não há nada homologado, o que me leva a mais uma questão: que poia é que se coloca no escape? e não me digam que é um tapa-chuva, pf, que o escape do meu até é horizontal...
A GNR lá do sítio anda cheia de fogo a passar recibos por conta disto, e ainda nem estamos no período crítico.
coriscada
Agricultor de Fins de Semana

Registado: 03/mai/2017, 17:45
Marca de Trator Favorita:
Clube de Futebol: Não tenho clube de futebol!

Re: tapa-chamas

Mensagempor Manuel dos tractores » 10/mai/2017, 21:25

Boa noite.
Esta é sem duvida uma boa pergunta.
Parece que há por aí alguns policias que não sabem bem o que andam a fazer, e depois trazem-nos uma carga de problemas e caros. Isto é, se nos multam temos que pagar. Depois se reclamamos temos que pagar a advogados, que resolveram ou não o problema. gostaria de saber o seguinte, já alguém aqui foi multado? o que vem escrito no alto?
Depois gostaria de informar que os tractores matriculados após 2003 +- já trazem de certeza tapa chama incorporado. Os outros anteriores a esta data também poderão ter o dispositivo pode é não vir mencionado no processo de homologação do tractor.
Efetivamente isto é uma treta
Manuel dos tractores
Tractorista Amador

Registado: 08/out/2014, 21:40
Marca de Trator Favorita: Ebro
Clube de Futebol:

Mensagempor komodro » 12/mai/2017, 16:54

Se puderes dizer qual o artigo sobre o qual estão a levantar o auto agradecia.

Há mais de 20 anos que todos os tractores têm panelas de escape que funcionam como tapa chamas.
Falou-se nisso nos tractores que andam a fazer serviço florestal, nomeadamente cat's, komatsu's, fiat hitachis\allis etc, mas sinceramente não conheço ninguém que tenha levado uma coima por não ter isso.
Se me falares de extintor, colete etc é outra conversa, agora por tapa chamas...
A minha ferramenta de maior precisão: marreta de 5Kg

Ucraniano do sitio: Têm marreta? têm maçarico? têm prensa? Têm solução!
komodro
Master de Tratores

Registado: 17/jan/2014, 02:02
Marca de Trator Favorita: Hanomag
Clube de Futebol: Glorioso!

Mensagempor coriscada » 13/mai/2017, 09:48

Não conheço os autos em pormenor. Posso adiantar a título de exemplo que conheço quem esteja com pena suspensa de 2 anos porque ao capinar incendiou o pasto, chamou os bombeiros e a gnr veio também. De facto não tinha extintor adequado (kg) e perguntaram-lhe pelo tapa-chamas, mas quanto ao que ficou no auto, em pormenor, não sei. Mais recente, multaram um indivíduo que não trazia epis fitofarmacos e , segundo ele, por não trazer tapa chamas nem extintor mas, em pormenor, também não sei i que ficou no auto. O que posso dizer é que me parece estupido colocar um tapa-chuva com essa finalidade, apesar de na net ser vendido como tapa-chamas. Os tapa faúlhas comercializados ficam à responsabilidade do operador quanto ao sobreaquecimento e demais problemas do tractor. Fui à expoflorestal em albergaria e não vi nem um. Tanto quanto sei, nas fábricas de produtos químicos do outro lado do Atlântico utiliza-se um do tipo temporário para circular dentro das instalações, mas é para camiões e já sabemos que as emissões de escape por lá não são as mesmas que aqui. Consultei dois amigos que estão na gnr, um deles diz que talvez seja do tipo tapa-chuva, o outro diz que a própria entidade já pediu esclarecimentos e até agora ninguém se entende. Resumindo, no meu caso o mais certo é que vou continuar a capinar sem tapa-poias nenhuma... Só queria saber a vossa opinião é talvez ouvir alguém mais entendido do que eu! :)
Edit: em 2011 a CAP tentou clarificar a questão. Ver
Http://www.cap.pt/noticias/floresta/134 ... hamas.html
Conseguem descobrir em que ficou?
coriscada

Registado: 03/mai/2017, 17:45
Clube de Futebol: Não tenho clube de futebol!

Mensagempor Manuel dos tractores » 13/mai/2017, 18:48

Boa tarde
Atencao agora a capinar porque aqui sim a datas a respeitar.
Manuel dos tractores
Tractorista Amador

Registado: 08/out/2014, 21:40
Marca de Trator Favorita: Ebro
Clube de Futebol:

Mensagempor farmer » 15/mai/2017, 10:51

Existem datas para capinar? Pode ser mais claro, que datas são essas, as das limpezas florestais?
farmer

Registado: 31/mai/2013, 10:58
Clube de Futebol:

Voltar para Geral / Notícias

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes