Tractor Lagartas ou Dupla Tracção - Qual compensa?

Notícias do universo dos Tratores.

Moderadores: JoãoMarques, komodro, andreleandro, Caça, joaolima

Tractor Lagartas ou Dupla Tracção - Qual compensa?

Mensagempor Shibaura SE 3000 » 17/abr/2017, 10:47

Boas a todos,

Tenho cerca de 70 ha, em montanha, onde cerca de 1/2 a 2/3 da área tem um declive bastante acentuado, só podendo ser feito com um tractor de lagartas. A única cultura presente são prados permanentes naturais, onde é necessário de 4 em 4 ou 5 em 5 anos passar um corta-mato de correntes para eliminar o "mato" indesejado.

O meu orçamento é limitado, pretendendo comprar algo usado até €10.000. Disponho de um tractor de tracção simples de 30 cv que faz cerca de 1/3 do trabalho, nas zonas planas.

Opções:

1 - Deixar tudo como está e entregar o serviço a alguém de fora de 4 em 4 anos.

2 - Comprar um tractor dupla tracção e fazer eu metade do serviço e entregar a outra metade.

3 - Comprar um tractor de lagartas e fazer eu todo o serviço.

Tenho ouvido todo o tipo de opiniões, desde que não compensa comprar um tractor até €10.000, visto os custos de manutenção serem muito altos. Ou que um tractor de rodas é OK, mas um de lagartas avaria 3 ou 4 vezes mais. É verdade? Alguém tem este tipo de experiência?

Numericamente falando, devia compensar comprar o de lagartas, mas quanto efectivamente fica a sua manutenção? Avariam assim tanto?

Agradeço as vossas opiniões!!
Shibaura SE 3000
Agricultor de Fins de Semana

Registado: 25/fev/2017, 09:23
Marca de Trator Favorita: FIAT
Clube de Futebol: Não tenho clube de futebol!

Re: Tractor Lagartas ou Dupla Tracção - Qual compensa?

Mensagempor Escarigo » 17/abr/2017, 12:37

Cada caso é um caso diferente. Logo é dificil estar a dar-te uma opinião do que deves ou não fazer.
Eu não compraria um de lagartas para trabalhar tão pouco. Não conheço os terrenos mas tens de ponderar se deves trocar o teu atual trator por um de tração integral.
No meu caso também tenho um só de tração traseira, tenho 2 olivais em terrenos com alguma inclinação. Já andei para o trocar por um de tração ás 4, mas como passo o olival 2 vezes por ano cheguei á conclusão que não compensava e assim continuo com o meu velhinho kubota com tração traseira e como o terreno tem alguma inclinação demoro mais um pouco a fazer o serviço mas não estou a empatar mais dinheiro por poucas dezenas de horas que passo no olivar.
No teu caso parece-me que onde o teu (ou se trocares por um de tração ás 4) não conseguir chegar, poupavas dinheiro em pagar a quem te fizesse o serviço onde tu não conseguires, porque estares a empatar dinheiro para trabalhar poucas horas parece-me que estás a desperdiçar dinheiro que muito dificilmente vais recuperar. Mas como digo esta é a minha opinião, outras virão onde podes tirar (ou não) uma conclusão do que deves fazer.
Escarigo
Fanático

Registado: 18/set/2014, 08:24
Marca de Trator Favorita: kubota
Clube de Futebol:

Voltar para Geral / Notícias

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes