Trator 50 Cvs e alfaias necessárias

Notícias do universo dos Tratores.

Moderadores: JoãoMarques, komodro, andreleandro, Caça, joaolima

Trator 50 Cvs e alfaias necessárias

Mensagempor fpratas » 18/set/2016, 22:28

Boa noite,

Desejava a vossa ajuda pois pretendo adquirir um trator de apoio a uma exploração de mirtilos com 3 ha. A ideia seria um trator na gama de 50 Cvs. Neste momento e sem conhecer o mercado em questão estou inclinado por um lamborghini ego55. O que têm a dizer deste trator e qual a relação com a concorrência na qualidade e no preço?

Outro aspecto é a compra das alfaias. Gostava de saber se conhecem qual a alfaia adequada para pulverizar os mirtilos, se usam barras laterais,se é turbinado, qual o volume que devo adquirir, que alfaia me aconselhariam?

Também estou inclinado para comprar um destroçador de martelos em vez de uma capinadeira pela proteção da fruta na altura de destroçar. Que acham? Que outras alfaias aconselhariam ?

Obrigado
fpratas
Agricultor de Fins de Semana

Registado: 18/set/2016, 13:28
Marca de Trator Favorita: John Dear
Clube de Futebol: Benfica

Re: Trator 50 Cvs e alfaias necessárias

Mensagempor komodro » 19/set/2016, 23:42

Boas
Em relação ao tractor, se puderes evitar SDF nem penses duas vezes. É barato? sim é, mas não te esqueças, tens o que pagas.
Nessa gama, CNH e Kubota têm a melhor relação preço\qualidade. Se houver plafond, Fendt vario.

Em relação ao pulverizador não te posso ajudar por desconhecimento das necessidades da cultura, mas á partida um atomizador será sempre superior.

No assunto do destroçador nem penses mais, um destroçador é sempre melhor que qualquer capinadeira.

Nas alfaias não te posso ajudar, desconheço por completo a cultura dos mirtilos.
A minha ferramenta de maior precisão: marreta de 5Kg

Ucraniano do sitio: Têm marreta? têm maçarico? têm prensa? Têm solução!
komodro
Master de Tratores

Registado: 17/jan/2014, 02:02
Marca de Trator Favorita: Hanomag
Clube de Futebol: Glorioso!

Mensagempor AlvaroAmorim » 20/set/2016, 12:47

Viva,
Para os mirtilos, parece-me que um tractor de 50 Cv é muito grande. Eu comprei o NH Boomer, de 40 e, com 1 ano de plantação, já tenho dificuldade de andar entre eles. Já vi, que vou ter que investir num bastante mais pequeno.

Para pulverizar, o melhor são pistolas. Tenho barras para por herbicide, mas cheguei à conclusão que um microaspressor de 5l é muito mais eficiente. Fitofármacos, são aplicados 2 ou 3 vezes no ano. Calda bordalesa após a queda da folha e após a poda e depois, fungicida, se houver ataque de podridão. Por isso, faz-se bem.

O triturador é a escolha acertada... Sem dúvida. Para os mirtilos, não precisa de mais alfaias... É claro que uma caixa e uma carroça dão sempre jeito!
AlvaroAmorim
Fanático

Registado: 06/out/2014, 19:43
Marca de Trator Favorita: NH
Clube de Futebol: SLB

Mensagempor fpratas » 22/set/2016, 00:25

Obrigado pelas respostas.

Komodro, de facto a minha inexperiência associada também à grande dificuldade que obtive em ter respostas concretas sobre preços das máquinas fizeram-me ir atrás do comercial mais dedicado que encontrei.

O orçamento também é um factor essencial, já que estou a montar um projecto agrícola de raíz e são custos bem avultados. A minha ideia é comprar um trator bom, aliás eu tinha que lamborghini, pelo capital de confiança que a marca tem, fosse uma escolha segura.

No entanto pelo que o AlvaroAmorim escreveu, também vou ter de levar em conta o tamanho da máquina. Eu tenho as entrelinhas com 2m de estrada, no entanto os mirtilos irão ocupar algo desse espaço. O lamborghini de 51Cvs tem 1,7m de largura o que me parece um bom compromisso, e não sei se encontro outras marcas com essa potência e assim pequenos. Gostava de ter para comparar e vou pesquizar a NewHolland e a Kubotta.

Obrigado pela ajuda nas alfaias AlvaroAmorim. Eu não percebi muito bem a ideia do microaspersor. Liga isso a que terminal? Eu já percebi que vou ter uma guerra sem fim com as infestantes. E estava na dúvida entre pistolas com mangueira ou barra horizontal. Tenho feito com pulverizador de dorso e é duro. Será que as pistolas quando a planta for maior não é um trabalho gigante. Estou a pensar em algo com turbina, mas vamos ver. Ainda tenho um tempo para decidir.
fpratas

Mensagempor AlvaroAmorim » 22/set/2016, 12:59

[quote="fpratas"]Obrigado pelas respostas.

Obrigado pela ajuda nas alfaias AlvaroAmorim. Eu não percebi muito bem a ideia do microaspersor. Liga isso a que terminal? Eu já percebi que vou ter uma guerra sem fim com as infestantes. E estava na dúvida entre pistolas com mangueira ou barra horizontal. Tenho feito com pulverizador de dorso e é duro. Será que as pistolas quando a planta for maior não é um trabalho gigante. Estou a pensar em algo com turbina, mas vamos ver. Ainda tenho um tempo para decidir.

O microaspresor é basicamente um recipiente de 5 litros com uma cana, que possui uma bateria que faz rodar, dentro de uma campânula, um dispersar de microparticulas (basicamente é uma roda dentada a rodar).
Para áreas muito grandes, isto é cansativo. Mas experimentei com o trator, com pistolas, com umas barras com campânulas... E o resultado é sempre o mesmo... Mais rápido mas muitos mirtilos a apanharem herbicida acidentalmente. Para as videiras, as barras, funcionam, porque encolhem e passam bem. Nos mirtilos, mesmo quando forem maiores, isso significa atingir os rebentos novos, essenciais para a substituição dos mais velhos.

O que tinha pensado, era usar as barras só para uma faixa de 50-60 cm e depois o microaspressor só entre os mirtilos.... mas os malandros crescem para todos os lados e complicado aplicar junto deles, consequentemente, teria de passar de novo com o microsapressor.

Relativamente ao trator, eu tenho entrelinhas de 2,5 m (em média, porque não ficaram lá muito bem espaçados). O Boomer, tem menos de 1,7 m do lamborgini, e já estreitei as rodas da frente.... Mesmo assim, não é fácil passar e já vou partindo alguns ramos.

Álvaro Amorim
AlvaroAmorim
Fanático

Registado: 06/out/2014, 19:43
Marca de Trator Favorita: NH
Clube de Futebol: SLB

Mensagempor fpratas » 16/nov/2016, 23:45

Obrigado,

Entretanto visitei uma exploração em que percebi que tiveram de substituir o trator porque já não passava nas entrelinhas.

Fiquei com a ideia de existirem tratores com 1,4m de largura e mantendo na mesma a cavalagem por volta de 50 Cvs.

Alguma ideia de que tratores possam ser?

Obrigado
fpratas

Mensagempor vasco25 » 17/nov/2016, 00:17

VIva!

[quote="fpratas"]Obrigado,

Entretanto visitei uma exploração em que percebi que tiveram de substituir o trator porque já não passava nas entrelinhas.

Fiquei com a ideia de existirem tratores com 1,4m de largura e mantendo na mesma a cavalagem por volta de 50 Cvs.

Alguma ideia de que tratores possam ser?

Obrigado

Tens por exemplo;

New Holland T3.50F
Potência nominal do motor ISO TR14396 - ECE R120 (kW/CV) 36,8/50
12x12 40 km/h - Inversor mecânico
Capacidade de elevação máx. nas rótulas com os braços na horizontal (kg) 2277
Largura total mín. (mm) 1350

Em termos de aspecto provavelmente o melhor que anda por ai, em termos de fiabilidade tens que encontrar quem tenha e tentar saber.

Cumps
vasco25
Fanático

Registado: 07/set/2014, 23:11
Marca de Trator Favorita: Same
Clube de Futebol:

Mensagempor fpratas » 17/nov/2016, 01:00

Obrigado,

De facto parece ser uma opção muito válida.
fpratas

Voltar para Geral / Notícias

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes