Ajuda na compra de tractor

Se quer alugar, vender ou procura um determinado equipamento, pesquise e publique-o nesta secção. Presta serviços? Publique aqui.

Moderadores: JoãoMarques, andreleandro, B.Peixoto, joaolima

Ajuda na compra de tractor

Mensagempor shrekulo » 03/abr/2016, 23:51

Boa noite.

Candidatámos-nos a um tractor e foi aprovada a comparticipação para até 50cv.

Precisamos de um "todo o terreno" para substituir ou complementar o MF 240 que para certos trabalhos não é suficiente.

Vimos estes 3:
- Massey Ferguson 2615 (19500€)
- John Deere 5055e (22000€)
- Valtra A53 (23500€)

Qual acham que seria a melhor opção?

Obrigado.
Nelson
shrekulo
Agricultor de Fins de Semana

Registado: 25/jul/2015, 17:46
Marca de Trator Favorita: massey fergunson
Clube de Futebol:

Re: Ajuda na compra de tractor

Mensagempor komodro » 04/abr/2016, 16:13

Massey Ferguson 2615
Para mim a melhor opção. É de todos o projecto mais recente, e além disso o mais barato( além de ser superior em quase todas as specs). O Valtra de certeza que se arranja a melhor preço, o modelo está em fim de vida.
A minha ferramenta de maior precisão: marreta de 5Kg

Ucraniano do sitio: Têm marreta? têm maçarico? têm prensa? Têm solução!
komodro
Master de Tratores

Registado: 17/jan/2014, 02:02
Marca de Trator Favorita: Hanomag
Clube de Futebol: Glorioso!

Mensagempor shrekulo » 04/abr/2016, 19:35

Obrigado.

O que não me agrada no MF é a aparente menor tecnologia: transmissão só 8F+2R, sem inversor, menor velocidade maxima; só 1 velocidade tomada de força (540); motor Simpson "made and engeneered in India", menor cilindrada (2.7) e atmosférico; peso mais baixo (2200Kg); capacidade de elevação dos hidraulicos mais baixa (1450Kg) ... Mesmo assim vale mais a pena?

Abraço
shrekulo

Clube de Futebol:

Mensagempor shrekulo » 04/abr/2016, 19:54

Quanto aos projectos serem mais ou menos recentes, o mais recente acho que é o JD (2015?), o Valtra A53 foi introduzido em 2013 embora o projecto seja de 2010 (os a83 e a93 Hitech) e há MF 2615 desde 2009... É correcto?
shrekulo

Clube de Futebol:

Mensagempor komodro » 04/abr/2016, 20:07

Vamos por partes, menos relações não é sinal de menor tecnologia. Em relação ao motor, não te preocupes, o assembly é na India por causa da mão-de-obra e acordos de exportação. Só para teres uma ideia uma grande parte dos FPT's Vector e Cursor( aquelas bestinhas de 12 e 16L que andam nos QuadraTrac e T9's) são montados na Turquia.
O facto de o motor ser N\A nada o denigre e rebaixa perante um turbocomprimido. Em relação á cilindrada, já la vai o tempo do "no replacement for displacement". O peso baixo tanto pode ser uma mais-valia, como um handicap, depende do uso. Mas olha eu prefiro um tractor mais leve de modo a que eu o possa lastrar á minha vontade e gosto. Essa capacidade é nas rótulas( na Massey é sempre assim), nos outros sinceramente não vi as fichas técnicas ao pormenor. -mas mais importante de isso tudo é o hidraulic flow, hoje em dia é o segundo "coração" do tractor.
A única coisa má, a meu ver é a ausência do inversor, mas quase de certeza que poderás optar por outras opções de transmissões com inversor e mais top speed( achas este item assim tão necessário?).
Não consideras um New Holland por exemplo? ou um Kubota?

komodro
Master de Tratores

Mensagempor komodro » 04/abr/2016, 20:19

O John Deere é montado na índia desde 1900 e troca o passo. Vai levando restyle's. Pelo menos desde 2006 não houve evoluções.
O Valtra renovou a série A, mas só os modelos Hi-Tech ( A83+). Os mais pequenos são os mesmos praticamente desde 2002, vão levando capot's e ópticas novas, alinhadas com a gama.
O Massey foi desenhado do 0 em 2009.

komodro
Master de Tratores

Mensagempor shrekulo » 05/abr/2016, 13:03

Obrigado pelas respostas.

A ideia era complementar o nosso "velhinho" MF 240, tractor antigo mas fantástico: leve, económico, estável e manobrável, baixo mas largo, óptimo para escarificar as encostas de olival com calços e socalcos, mas limitado quando de coloca um atrelado ou algo mais pesado, como uma carpinadeira, ou mesmo com atomizador. Portanto, dava jeito um trator mais pesado, 4x4 e com mais opções de TF. Marca por marca preferia a MF, mas o motor Simpson e as "specs" inferiores não nos convencem... O JD tem motor "da casa" (ainda que montado na Índia) e o Valtra usa motor Perkins...
Também fomos ver o New Holland e o Kubota, mas ambos são demasiado compactos, em especial o Kubota - praticamente um "mini-trator" nesta gama de potência. O NH é um pouco mais "corpulento" e seria uma óptima opção para substituir o MF 240, mas a ideia é complementa-lo, não substituí-lo. Não nos queríamos desfazer dele, tem quase 30 anos mas nunca avariou, sempre cumpriu e o meu pai, que tem 70 anos e é quem mais o utiliza, está muito habituado a ele.
Alguém tem experiência com alguma destas máquinas para deixar o seu testemunho, quanto às suas vantagens, desvantagens, fiabilidade, manutenção?
Acham que 50-55cv chegam para uma carpinadeira de 1,40 - 1,50m?

Obrigado e desculpem pela ignorância de quem é amador nestas coisas da agricultura.
Abraço,
Nelson
shrekulo

Clube de Futebol:

Mensagempor andreleandro » 10/abr/2016, 18:41

[quote="shrekulo"]Quanto aos projectos serem mais ou menos recentes, o mais recente acho que é o JD (2015?), o Valtra A53 foi introduzido em 2013 embora o projecto seja de 2010 (os a83 e a93 Hitech) e há MF 2615 desde 2009... É correcto?

O projeto desse valtra é de 1989 feito pela Carraro. Hoje são feitis no Brasilol
[img]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/t31.0-8/q88/s720x720/10712691_1499180953679816_5625962890214977860_o.jpg[/img]
andreleandro
Master de Tratores

Registado: 01/fev/2014, 13:04
Marca de Trator Favorita: Fiatagri
Clube de Futebol:

Mensagempor andreleandro » 10/abr/2016, 18:45

[quote="shrekulo"]Obrigado pelas respostas.

A ideia era complementar o nosso "velhinho" MF 240, tractor antigo mas fantástico: leve, económico, estável e manobrável, baixo mas largo, óptimo para escarificar as encostas de olival com calços e socalcos, mas limitado quando de coloca um atrelado ou algo mais pesado, como uma carpinadeira, ou mesmo com atomizador. Portanto, dava jeito um trator mais pesado, 4x4 e com mais opções de TF. Marca por marca preferia a MF, mas o motor Simpson e as "specs" inferiores não nos convencem... O JD tem motor "da casa" (ainda que montado na Índia) e o Valtra usa motor Perkins...
Também fomos ver o New Holland e o Kubota, mas ambos são demasiado compactos, em especial o Kubota - praticamente um "mini-trator" nesta gama de potência. O NH é um pouco mais "corpulento" e seria uma óptima opção para substituir o MF 240, mas a ideia é complementa-lo, não substituí-lo. Não nos queríamos desfazer dele, tem quase 30 anos mas nunca avariou, sempre cumpriu e o meu pai, que tem 70 anos e é quem mais o utiliza, está muito habituado a ele.
Alguém tem experiência com alguma destas máquinas para deixar o seu testemunho, quanto às suas vantagens, desvantagens, fiabilidade, manutenção?
Acham que 50-55cv chegam para uma carpinadeira de 1,40 - 1,50m?

Obrigado e desculpem pela ignorância de quem é amador nestas coisas da agricultura.
Abraço,
Nelson

O feedback da série 5000 E da John Deere é péssimo. Não traxem força, ficou na fábrica segundo dizem e as caixas não prestam está a saltar mudanças constantemente.
Outra qualidade desses JD indianos é dizerem que são bons para ir buscar a Morte...
São pastelões, não passam dos 28 / 29 km/h...
[img]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/t31.0-8/q88/s720x720/10712691_1499180953679816_5625962890214977860_o.jpg[/img]
andreleandro
Master de Tratores

Clube de Futebol:

Mensagempor andreleandro » 10/abr/2016, 18:54

Acho que te mostraram o Kubota Errado.
Para o serviço que pretendes seria um Kubota M6060 de 60cv.
Poderia no entanto se adaptar um Grand L 5640 de 55cv e a mesma estrutura do 240 se bem que mais agil e possibilidade de ser mais estreito.

No caso do New Holland tens 2 opções. T4N é bom mas só a partir de 75 cv mas deve dicar acima do orçamento.
TD3.50 salvo erro que é um modelo abaixo dos T4.

Experimenta ver dos Carraro Agricube.

Outra marca interessante seria o Deutz na versão pomar. Existe bastantes aqui.
Acerca de alfaias desiate da capinadeira e dá o extra ao triturador de martelos.
Fiz uns 20 e picos hectares com um de 1.8m e tenho maravilhas a dizer tanto em serviço como em desgaste mínimo. Ah e velocidade de trabalho superior e menos oscilação no motor do trator
andreleandro
Master de Tratores

Clube de Futebol:

Mensagempor shrekulo » 15/abr/2016, 20:54

Obrigado pela resposta.

Fui ver o site dos Carraro, mas temos o problema do limite de potência aprovada, 50CV, com eventual possibilidade de aditamento para 55CV, e os Carraro começam nos 70CV.

Quanto ao Valtra, a versão à venda cá é mesmo fabricada na Turquia, pela Hattat, diferente do modelo brasileiro. Não sei se é bom ou não, enfim gostava de algum feedback real.

O JD tem ao que li realmente problemas com o controlo de qualidade na fábrica indiana, obrigado pela sua impressão.

Vai sair um Deutz Agrilux de 55CV com boas specs, mas ainda está para chegar (representante não sabe bem quando), e não sei até que ponto são bons, parece que não têm grande fama - gastadores, rudes, pouco fiáveis?... Mas por aqui também há mts SDF's.

Vamos um dia destes falar com o representante da Kubota, sobre o modelo que referiu.

Finalmente, o triturador é muito mais caro que a carpinadeira? Terá vantagem para triturar ramos de oliveira? Qual o preço habitual?

Obrigado mais uma vez.
Nelson
shrekulo

Clube de Futebol:

Mensagempor andreleandro » 16/abr/2016, 00:08

Preço não lhe sei dizer ao certo mas é muito superior o triturador. Muito mesmo
andreleandro
Master de Tratores

Clube de Futebol:

Voltar para Aluguer, Compra e Venda & Prestação de Serviços

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante