Governo avança con contratos para subir preços do leite

Notícias sobre o universo da Agricultura.

Moderadores: komodro, andreleandro, Caça, jonyfiais

Governo avança con contratos para subir preços do leite

Mensagempor Caça » 12/jun/2013, 14:14

[quote]O secretário de Estado da Agricultura afirmou o empenho do Governo em conseguir o aumento dos preços do leite ao produtor através de contratos obrigatórios para o sector.

Portugal não está ainda acompanhar a «recuperação do preço ao nível europeu» sentindo-se uma dificuldade de transmissão do aumento de custos de produção no preço do leite» devido, entre outros factores, «ao aumento dos custos de energia», reconheceu o secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, durante a visita à Feira Nacional de Agricultura.

No certame dedicado ao sector agrícola, os produtores de leite são a fileira que mais queixas tem transmitido aos membros do Governo, contestando o aumento dos custos de produção e os baixos custos pagos ao produtor.

Uma situação que José Diogo Albuquerque afirmou à Lusa estar empenhado em resolver, através da instauração de «contratos obrigatórios no sector do leite» com o objectivo «conseguir que o leite deixe de ser aquele produto chamariz que está na prateleira do supermercado a um preço barato para atrair outros produtos».

Excepção feita ao leite, o governante manifestou, durante a visita ao certame, satisfação pelos resultados obtidos pelo sector agrícola no último ano em que «foi o sector que cresceu completamente em contraciclo, as exportações aumentaram em oito por cento, o défice da nossa balança comercial diminui em 500 mil milhões de euros e, portanto está no bom caminho», afirmou o secretário de Estado durante a visita à Feira Nacional da Agricultura.

José Diogo Albuquerque atribui o bom desempenho do sector ao «regresso às economias de bens transacionáveis», destacando, dentro do sector agrícola, resultados como os obtidos na fileira do vinho, com «exportações acima do 40 por cento», no azeite «que é hoje autossuficiente em valor? ou da hortofruticultura, onde «tem havido maiores exportações e maior qualidade».

O secretário de Estado falava num dos maiores certames dedicados ao mundo rural, onde o número de expositores aumentou este ano para cerca de 600. A 50ª edição da Feira Nacional da Agricultura decorre nas instalações do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas até ao próximo dia 16.


Fonte: Lusa
Pedro Martins
YouTube
Avatar do Utilizador
Caça
Master de Tratores
 
Mensagens: 1026
Registado: 21/mar/2013, 23:30
Localização: Guimarães
Marca de Trator Favorita: Landini
Clube de Futebol:

Voltar para Notícias Agricultura

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes