Estufas de hortícolas produzem todo o ano através ...

Notícias sobre o universo da Agricultura.

Moderadores: komodro, andreleandro, Caça, jonyfiais

Estufas de hortícolas produzem todo o ano através ...

Mensagempor Caça » 12/jun/2013, 09:13

... do reaproveitamento das emissões de gases

[quote]O maior projecto nacional de cogeração agrícola, inaugurado na quarta-feira em Torres Vedras, reaproveita gases emitidos para a atmosfera no aquecimento de estufas e na maturação das culturas hortícolas para produzir em épocas deficitárias e reduzir as importações.

"Se vamos produzir o dobro da produção em período de contra-ciclo, são 10 mil toneladas que não são importadas", estimou em declarações à agência Lusa Lino Santos, administrador da Primores do Oeste, um dos maiores produtores nacionais de hortícolas frescos.

Feitas as contas "significa uma poupança de custos na ordem de um milhão de euros em combustíveis, no transporte das mercadorias".

O projecto implicou um investimento de 25 milhões de euros por parte da empresa de Torres Vedras na construção de 25 hectares de estufas e de 8,5 milhões da Galp Energia, que instalou uma central de gás natural e uma nova linha de alta tensão.

A central de gás natural vai produzir electricidade para vender à rede. Paulo Sousa Brito, da Galp Energia, explicou à Lusa que a queima do combustível para conversão do gás natural em electricidade produz gases que são reaproveitados para fins agrícolas.

"É um projecto amigo de ambiente porque não só utiliza o gás natural, como há uma emissão muito significativa de gases para a atmosfera", sublinhou, o que permite produzir energia térmica, que circula em 380 quilómetros de tubos de ferro para aquecer o interior das estufas.

O dióxido de carbono é também introduzido nas estufas de tomate e de pepino para influenciar no processo de fotossíntese das plantas.

O produtor explica que "não se trata de acelerar ou desacelerar a cultura, mas criar condições para que cresça "de forma regular sem oscilações atmosféricas", através de sensores instalados nas estufas e controlo remoto informático, que permitem fazer as devidas compensações para que a maturação seja mais rápida.

"Vamos aumentar a nossa produção para o dobro, de 25kg/metro quadrado para 50kg/metro quadrado e prolongamos a produção por nove meses e meio" em vez dos habituais seis meses, afirma Lino Santos, estimando uma produção de 10 mil toneladas, correspondentes a um encaixe financeiro de 10 milhões de euros.

Para responder às necessidades de colheita, está a admitir para todo o ano 130 trabalhadores, a juntar aos 120.

Desde que o projecto entrou em funcionamento em Março, a empresa está a exportar para a Rússia e Itália.

"Não exportamos para mais mercados, porque não temos quantidades suficientes para isso", refere o produtor, que perspectiva investir em 2014 mais 25 milhões de euros na ampliação do projecto, para a qual já tem aprovada a construção de mais 25 hectares de estufas e de uma nova central. Nessa fase, deverão ser criadas duas centenas de postos de trabalho.

A empresa, que funciona também como organização de produtores, possui 150 hectares de horticultura e factura por ano 20 milhões de euros.

Três anos depois de ter ficado com 80% da área coberta de produção destruída por ventos ciclónicos e um ano após a crise provocada pela bactéria `ecoli`, exportou 15% em 2012 e pretende atingir no final deste ano os 50%, sendo a Itália, Rússia, Polónia, França e Espanha os principais mercados.

A central de cogeração tem uma potência instalada de 8,8 megawatts, suficientes para aquecer oito mil metros cúbicos de água e produzir por ano mais de 50 gigawatts de electricidade, o que permite poupar 20% na factura energética e vender energia à rede eléctrica.

A duplicação do projecto em 2014 vai permitir tornar o concelho de Torres Vedras auto-sustentável em termos energéticos.


Fonte: Lusa
Pedro Martins
YouTube
Avatar do Utilizador
Caça
Master de Tratores
 
Mensagens: 1026
Registado: 21/mar/2013, 23:30
Localização: Guimarães
Marca de Trator Favorita: Landini
Clube de Futebol:

Voltar para Notícias Agricultura

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes