Acidentes mortais na agricultura e florestas aumentaram

Notícias sobre o universo da Agricultura.

Moderadores: komodro, andreleandro, Caça, jonyfiais

Acidentes mortais na agricultura e florestas aumentaram

Mensagempor Caça » 06/mai/2013, 14:05

[quote]Em 2012, e no âmbito do Plano de Ação para o combate aos acidentes de trabalho na agricultura, florestas e pecuária, a Autoridade para as Condições do Trabalho realizou, em parceria com outras entidades públicas e sociais, 75 ações de formação e sensibilização e quase 250 visitas inspetivas, envolvendo milhares de produtores, trabalhadores, técnicos e inspetores do trabalho.
Em 2010, e perante uma subida inusitada dos acidentes mortais na agricultura, 28 mortes, uma Resolução da Assembleia da República recomendou ao governo um conjunto de medidas a concretizar por diversos organismos da administração pública nomeadamente pela ACT, Ministério da Agricultura e Ministério da Saúde.
O Plano de Ação desenvolvido pela ACT responde a esta recomendação da AR e tem duas valências fundamentais: sensibilização, aconselhamento e formação por um lado e ação inspetiva por outro.
Na vertente da formação e sensibilização destacam-se 13 seminários com a presença de 700 participantes e 14 workshops com 406 dirigentes e técnicos de cooperativas e associações agrícolas. Nas ações de sensibilização implementadas estiveram presentes cerca de 1700 produtores agrícolas, pecuários e florestais.
Quanto à vertente inspetiva, de cariz fortemente pedagógico, foram realizadas 246 visitas em 213 empresas e 219 locais de trabalho, sendo abrangido um número superior a 1200 trabalhadores agrícolas e florestais.
Os instrumentos de ação inspetiva mais utilizadas foram a notificação para tomada de medidas com prazo (428),a Notificação para apresentação de documentos (139) sendo ainda levantados 11 autos de Notícia, 4 autos de Advertência e efetuadas 2

Recomendações. Como resultado da intervenção realizada verificou-se que quase 60% das 428 medidas com prazo foram cumpridas, cerca de quase 50% das medidas encontram-se em acompanhamento por parte dos serviços desconcentrados da ACT.

Fonte: Voz do Campo
Pedro Martins
YouTube
Caça
Master de Tratores

Registado: 21/mar/2013, 23:30
Marca de Trator Favorita: Landini
Clube de Futebol:

Re: Acidentes mortais na agricultura e florestas aumentaram

Mensagempor Caça » 06/mai/2013, 14:07

Com a modernização das máquinas a tendência deveria ser para diminuir, não acham?
Pedro Martins
YouTube
Caça
Master de Tratores

Clube de Futebol:

Mensagempor Daniel Pinheiro » 06/mai/2013, 17:58

Mas parece-me que se analisarmos bem esse tipo de acidentes ocorre maioritariamente com pessoas de mais avançada idade e com máquinas que já se encontra um pouco desactualizadas e em locais onde todo o cuidado é pouco...
Cumps
Daniel Pinheiro
Meu canal YouTube: [url]http://www.youtube.com/user/danielpinheiro1986?feature=mhee[/url]
Daniel Pinheiro
Agricultor de Fins de Semana

Registado: 01/abr/2013, 11:43
Marca de Trator Favorita:
Clube de Futebol:

Mensagempor Jsilva14 » 06/mai/2013, 18:05

penso que o facto de cada vez mais pessoas com pouca experiência com maquinas andarem a mexer nelas, estes novos agricultores que descobriram esta actividade tarde, 30 40 anos de idade
Jsilva14
Tractorista Amador

Registado: 24/mar/2013, 16:53
Marca de Trator Favorita:
Clube de Futebol:

Mensagempor pedro » 07/mai/2013, 21:05

Penso que todos os argumentos são válidos! Eu acrescentaria que à semelhança destes carros novos, as novas maquinarias transmitem muita mais segurança e isso leva a que as pessoas abusem sem terem noção que a tecnologia ajuda mas só até um certo ponto!
pedro
Master de Tratores

Registado: 06/fev/2013, 00:29
Marca de Trator Favorita: John Deere
Clube de Futebol: Sporting

Mensagempor simoes5 » 28/mai/2013, 20:36

Acho que os acidentes podem acontecer a todos.
Eu digo já pisei o risco umas 1 ou 2 x mas correu bem especialmente em terrenos de pinhal acidentados, mas acho que tinha noção ate onde podia ir.
Acho que quanto mais horas passamo em cima destas maquinas mais confiança e aí o acidente pode se dar mais rápido que pensamos abusamos da maquina, parece o meio ano depois de tirar a carta de carro, nem o shumaker é tao bom....
Já opero mini trator desde os 14 anos e acho que estes são os mais perigosos, pouco peso alguma força e muita gente pensa que o arco é para andar sempre para baixo.
No meu caso até para fazer a horta e estrada seja onde for anda sempre para cima, excepto debaixo das oliveiras e outras arvores é que não.
E tb acho que para operar uma maquina agricola devia ser obrigatório uma formação especifica e carta de pesados independentemente da potencia da maquina.
A carta c é so por uma questão que mais pequenina que seja carregada passa facilmente os 3500kg ( pb do conjunto) e podem circular em via publica.

Tb há depois os facilitismos infelizmente aqui na minha aldeia morreu um senhor, pois sismou em retirar um arame enrolado a um capinador com o trator a trabalhar ao relenti e tomada de força tb ligada.

Cumps
Antonio Simões
simoes5
Fanático

Registado: 18/mar/2013, 23:01
Marca de Trator Favorita: Lamborghini
Clube de Futebol:

Mensagempor Caça » 28/mai/2013, 20:55

Eu também já conduzo tractores desde os meus 4 anos(só com o volante é claro, não chegava aos pedais..), posso dizer que andei uns 12 anos sem nenhum problema e num único ano tive para ir 3 vezes.. Uma por descuido e as outras por teimosia. Deu para chegar a conclusão que não vale a pena teimar com os tractores quando eles não vão onde queremos a bem, é porque estão a ser nossos amigos, se quisermos que eles vão a mal, que fica mal somos nós;)
Pedro Martins
YouTube
Caça
Master de Tratores

Clube de Futebol:

Mensagempor simoes5 » 28/mai/2013, 22:26

Vi num jornal aqui a uns tempos que este ano em acidentes ainda esta pior que no ano que passou e nas vitimas mortais tb.
O jornalista até fazia uma referencia ao tempo mais chuvoso terrenos mais moles e muros altos a mistura...
simoes5
Fanático

Registado: 18/mar/2013, 23:01
Marca de Trator Favorita: Lamborghini
Clube de Futebol:

Mensagempor pedro » 29/mai/2013, 22:54

[quote="simoes5"]O jornalista até fazia uma referencia ao tempo mais chuvoso terrenos mais moles e muros altos a mistura...

Ora aqui está uma razão que não me parece descabida.
pedro
Master de Tratores

Registado: 06/fev/2013, 00:29
Marca de Trator Favorita: John Deere
Clube de Futebol: Sporting

Voltar para Notícias Agricultura

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante