Governo ataca a produção de leite

Notícias sobre o universo da Agricultura.

Moderadores: komodro, andreleandro, Caça, jonyfiais

Governo ataca a produção de leite

Mensagempor Caça » 24/abr/2013, 17:49

O executivo pretende criar mais custos e burocracia na produção de leite. Estamos a falar de um verdadeiro ataque ao sector bovino, em especial à produção de leite.

A proposta de lei em causa passa por criar um novo enquadramento legal para o sector da bovinicultura, com maior efeito nos bovinos de leite.

A proposta de lei está agora para discussão na especialidade, na Comissão de Agricultura no Parlamento. Está prevista para a próxima terça-feira a decisão desta Comissão, o que constitui a criação de mais custos e burocracia para os produtores e para as suas organizações, respeitante à Inseminação Artificial dos Bovinos.

Além de discriminatória, porque não engloba toda a Pecuária, vem duplicar estruturas e criar entraves à produção de leite.

Uma alteração à lei que apenas vem duplicar as estruturas de produção já existentes e criar entraves à produção de leite.

Entende a CONFAGRI que a duplicação de estruturas serve para retirar competitividade ao sector, com percas para o país.

Acresce referir que na generalidade dos países da Europa, EUA e Canadá existe um enquadramento legal da inseminação artificial, cujo modelo é diferente, mas mais eficiente do que o agora proposto para Portugal e que não penaliza, nem retira competitividade ao sector.

A CONFAGRI apela ao bom senso da Comissão de Agricultura que tem nas suas mãos decidir esta matéria. Será da maior utilidade para o país que a Comissão da Agricultura devolva a proposta de lei em discussão ao Ministério da Agricultura, uma proposta que não serve a lavoura nem serve a produção de leite.

Fonte: Agroportal
Pedro Martins
YouTube
Caça
Master de Tratores

Registado: 21/mar/2013, 23:30
Marca de Trator Favorita: Landini
Clube de Futebol:

Re: Governo ataca a produção de leite

Mensagempor Daniel Pinheiro » 01/mai/2013, 12:04

Boas...
Mais uma machadada num sector que atravessa sérias dificuldades de sobrevivência e que no que toca a inseminação artificial se encontra uns anos atrasados em relação a alguns países da comunidade, com custos à produção mais altos e mesmo assim ainda nos querem por mais o pé em cima...
Enfim com este tipo direcções de organizações cooperativas e afins que não fazem nada para que este sector que é talvez o mais controlado quer a nível de sanidade quer a nível financeiro que não há um litro de leite que saía de uma exploração sem que seja analisado e facturado(...), produtores de leite que trabalham 365 dias por ano e não vêm reconhecido o trabalho ardo-o que passam, acho que estava na altura de esse mérito ser reconhecido, mas para isso era necessário que fossem abolidas algumas burocracias, como por exemplo o livro de registo de tratamentos médico veterinários entre outros, e que o valor pago por litro de leite fosse um valor justo, valor esse que devia ser calculado com base no ponto de vista da gestão com a percentagem média usada em qualquer outro tipo de actividade...
Cumps
Daniel Pinheiro
Meu canal YouTube: [url]http://www.youtube.com/user/danielpinheiro1986?feature=mhee[/url]
Daniel Pinheiro
Agricultor de Fins de Semana

Registado: 01/abr/2013, 11:43
Marca de Trator Favorita:
Clube de Futebol:

Mensagempor pedro » 03/mai/2013, 19:39

Gostei Daniel! Bom post principalmente porque apontas medidas concretas de onde realmente mexer/alterar para as coisas rumarem num caminho certo.
pedro
Master de Tratores

Registado: 06/fev/2013, 00:29
Marca de Trator Favorita: John Deere
Clube de Futebol: Sporting

Mensagempor Daniel Pinheiro » 03/mai/2013, 22:34

Obrigado Pedro...
Aponto algumas, mas há bem mais medidas, e apenas citei aquelas que me vieram à ideia na hora em que estava a escrever o "post" e como não tenho o dom de escrever grandes testamentos, escrevi aquilo que me surgiu no imediato.
Fico também à espera que este tema continue a ser abordado por mais utilizadores do forum, quer estejam no ramo da produção de leite...
Até breve, mesmo sabendo que nesta altura o pessoal anda bem ocupado nas sementeiras e afins...

Abraço a todos
Cumps
Daniel Pinheiro
Meu canal YouTube: [url]http://www.youtube.com/user/danielpinheiro1986?feature=mhee[/url]
Daniel Pinheiro

Clube de Futebol:

Mensagempor pedro » 04/mai/2013, 20:04

[quote="Daniel Pinheiro"]Obrigado Pedro...
Aponto algumas, mas há bem mais medidas, e apenas citei aquelas que me vieram à ideia na hora em que estava a escrever o "post" e como não tenho o dom de escrever grandes testamentos, escrevi aquilo que me surgiu no imediato.
Fico também à espera que este tema continue a ser abordado por mais utilizadores do forum, quer estejam no ramo da produção de leite...
Até breve, mesmo sabendo que nesta altura o pessoal anda bem ocupado nas sementeiras e afins...

Abraço a todos

É verdade tem-se notado aqui no fórum o pessoal tem menos disponibilidade nesta altura! É normal.

Mas voltando ao tema, era bom de facto que mais utilizadores aqui do fórum que estejam ligados ao sector do leite também deixassem as suas ideias para desta forma haver um debate saudável de ideias :thumbup:
pedro
Master de Tratores

Mensagempor JoãoMarques » 05/mai/2013, 21:58

Eu continuo a dizer que antes de se criticar o governo, os produtores de leite deveriam olhar para quem lhes compra o leite e para as cooperativas, eu fico preocupado quando ouço que os dirigentes de Agros ganham por 7milhoes de euros (todos junto) por ano, isso é alarmante pois são os pobres produtores que trabalham no duro que pagam as vidas de luxo desta gente de m... é um sector que gosto imenso e que gostaria de pertencer, mas dadas estas situações e impossivel, ver os desgraçados a lutar para por comida na mesa e trite, ainda dizem que o belmiro e os seus compadres são grandes empresarios, estes produtores de leite ha anos que conseguem manter a sua atividade sem ter lucro, e esses grandes e que são os empresarios? enfim.. e triste mas e a realidade do sector..
JoãoMarques
Tractorista Profissional

Registado: 28/fev/2013, 21:46
Clube de Futebol: Não tenho clube de futebol!

Mensagempor Daniel Pinheiro » 05/mai/2013, 22:52

Boas...

Tens toda a razão João Marques, já à muito tempo que eu defendo a posição em que se encontram os produtores de leite que trabalham 365 dias por ano "+" "horas extras" ganham mal para as despesas, na boca do cidadão comum nós é que estamos bem porque recebemos subsídios e afins e ainda vejo algumas pessoas dizer que não nos devíamos dedicar apenas ao ramo em que nos encontramos mas sim ter mais uma actividade diferente como se o tempo para executar os trabalhos fosse uma coisa que abunda-se tal como as poucas horas que temos para descansar, e depois como dizes tu João Marques, os grandes grupos económicos é que são os maiores, até fazem promoções de 25% ou mais mas vamos a ver e têm uma margem de lucro inicial de 50% ou mais... Enfim!!!
Quanto aos dirigentes associativos, só lá querem estar porque no fim do mês recebem tal quantia que nem que em casa não dê para a "sopa" o trabalho dos outros é mais do que suficiente para lhes manter a casa bem recheada...
Cumps
Daniel Pinheiro
Daniel Pinheiro

Clube de Futebol:

Mensagempor pedro » 07/mai/2013, 21:09

Nem mais! Mas estes exemplos já são antigos e repetem-se em quase todas as atividades! É nos medicamentos, na alimentação, bens de consumo, tudo! E no fim resume-se a isto: quem ganha realmente muito são os intermediários e nunca quem realmente produz.

Conclusão: jovem queres ganhar a vida? Vira intermediário.
pedro
Master de Tratores

Voltar para Notícias Agricultura

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante