Instalação jovem agricultor - Dúvidas

Dúvidas e discussão sobre Fundos Comunitários disponíveis para apoio aos Agricultores & Jovens Agricultores.

Moderadores: komodro, andreleandro, Caça, Márcia Ferreira

Instalação jovem agricultor - Dúvidas

Mensagempor ajsg » 23/ago/2017, 18:59

Boas.

Tenho 13 ha de olival intensivo no Alentejo e cerca de 6 ha em pousio (ultimas culturas cevada, girassol); como o trator que tenho na exploração já é velhote gostaria de fazer um projeto para a compra de um trator de cerca de 85/90 cv, nos próximos tempos seria para tratamentos e para as operações necessárias á manutenção do olival mas daqui a alguns anos a ideia é colocar-lhe um vibrador para apanha da azeitona.

Dúvidas:
- poderá um projeto deste género ser aprovado pelo IFAP (área reduzida...)
- empresas que façam projetos e tenham alguma experiência nesta cultura; zonas de Montijo, Lisboa, Beja, Évora
- quanto tempo está a demorar em média a decisão do IFAP?
- na medida 3.2.1 - investimento na exploração agricola, para zona desfavorecida, qual a % que posso ter do investimento, se não pertencer a nenhuma OP nem instalar-me a tempo inteiro? (o objetivo é tempo parcial, é possivel penso eu!)

Por agora é só, agradeço desde já as vossas respostas.
ajsg
Agricultor de Fins de Semana

Registado: 23/ago/2017, 13:55
Marca de Trator Favorita: John deere
Clube de Futebol: SLB

Re: Instalação jovem agricultor - Dúvidas

Mensagempor komodro » 24/ago/2017, 12:28

Boas

Esse assunto já foi debatido aqui no forúm. Essa potência é curta, muito curta. Menos de 100hp é escasso, com vibrador então, esquece.
De qualquer maneira, respondendo rapidamente:
- Sim, tens é de arranjar quem te saiba fazer um projecto e não um xouriço que vá ao programa preencher quadradinhos e anexar documentos;
- Há muitas e competentes, já foi referido no outro post como as procurar;
- +2 anos até decisão e mais 6 a 12 meses a vir a contratação;
- Já não há zona desfavorecida, há apenas zonas de montanha( agradeçam ao Sr. Capoula Santos), logo 30%.
- CUIDADO! tens que te instalar a tempo inteiro( ou 51% dos teus rendimentos provierem da actividade agrícola), ou deixas de ser ilegível.
A minha ferramenta de maior precisão: marreta de 5Kg

Ucraniano do sitio: Têm marreta? têm maçarico? têm prensa? Têm solução!
komodro
Master de Tratores

Registado: 17/jan/2014, 02:02
Marca de Trator Favorita: Hanomag
Clube de Futebol: Glorioso!

Re: Instalação jovem agricultor - Dúvidas

Mensagempor ajsg » 24/ago/2017, 13:09

Obrigado pela resposta komodoro,estive a ver e a minha situação encaixaria na operação 9.0.2,pagamento anual.
Como sou jovem agricultor teria uma majoração de 10 p.p,40% seria o máximo para mim na operação 3.2.1
ajsg
Agricultor de Fins de Semana

Registado: 23/ago/2017, 13:55
Marca de Trator Favorita: John deere
Clube de Futebol: SLB

Voltar para Jovens Agricultores / Fundos Comunitários / Legislação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante