Página 1 de 1

Projeto jovem agricultor aprovado e agora

MensagemEnviado: 27/mar/2017, 20:16
por Cardinale
Boa tarde a todos,
Sou nova neste fórum. Vim aqui parar precisamente par recolher informações de outros participantes no PDR2020.
Estou a pensar submeter um projecto, juntamente com outra pessoa, de frutos vermelhos biológicos no Alentejo e/ou utilizar um espaço mais pequeno para cultivar cogumelos. Também me foram sugeridas as physalis e goji. Alguma sugestão, cometário ou crítica a estas opções? Será demasiado ambicioso fazer as duas coisas? Será que cultivar cogumelos é demasiado arriscado, tendo em conta que se diz que há dificuldade em escoa-los?
Estava à espera que os fundos do PDR2020 chegassem 1 ano após a candidatura, mas ao ler a história do exlibrys fiquei preocupada com uma demora de 3 anos... É frequente acontecer essa situação?
Os melhores cumprimentos a todos

Re: Projeto jovem agricultor aprovado e agora

MensagemEnviado: 28/mar/2017, 14:25
por komodro
Boas
Do que oiço por ai dizer, esta febre dos frutos vermelhos está a causar autênticos estragos nos agricultores que se instalaram nisso. Os preços andam a cair a pique, dificuldade de escoamento, dificuldade de atingir os calibres mais valorizados etc.
O único projecto que vejo aqui na minha zona com sucesso é uma hidroponia de muitos mas muitos milhares de euros.

Em relação aos fundos, infelizmente é verdade, se no anterior executivo tinhas projectos submetidos, analisados, contratados e alguns até liquidados durante o 1º ano( após submissão), o panorama actual é macabro. 3 anos até poderes ter algum reembolso é a realidade actual. E não esquecer as VGO's e taxas de rentabilidade cada vez mais irreais e impossíveis de atingir escalões máximos.