Projeto jovem agricultor aprovado e agora

Dúvidas e discussão sobre Fundos Comunitários disponíveis para apoio aos Agricultores & Jovens Agricultores.

Moderadores: komodro, andreleandro, Caça, Márcia Ferreira

Projeto jovem agricultor aprovado e agora

Mensagempor exlybris » 06/fev/2017, 21:32

Caros leitores,

Sou do Algarve, e desde 2011 passei grande parte do meu tempo a instruir-me na area da agricultura, pesquisando tudo o que podia, ate que decidi submeter um projeto de jovem agricultor. Este processo tambem levou bastante tempo, muita pesquisa, ate encontrar culturas que eu gostasse, e que fossem rentaveis no meu terreno, de pequena dimensao.
Em 2013 foi submetido o projeto.

Entretanto, fui obrigado a emigrar, e no final de 2016 o projeto foi aprovado.

Ja aceitei o projeto, mas nao pedi o premio de instalacao nem qualquer fundo. No entanto, tenho vindo a fazer algum investimento no terreno do meu bolso. Estes valores seriam efectivamente reembolsados mediante um pedido de pagamento ao IFAP.

Entretanto, depois de fazer terraplanagem, verifico que uma grande parte do terreno tem somente pedra, reduzindo a ja pequena dimensao do mesmo. Nao consigo efectivamente arranjar area para o que foi acordado no projecto. Somente 5000m2, e no meu terreno so se aproveita 2000m2 de terra plana e boa.

Dilema: Depois desta luta e batalha de + de 3 anos, estou no estrangeiro, tenho medo de voltar a Portugal e as coisas sairem erradas, e dar mais uns passos atras na minha vida. Embora seja mesmo esse o meu sonho, viver da agricultura, comecar com as culturas que escolhi para o meu terreno, e eventualmente dedicar-me a outras que tambem me despertam interesse . ( projecto foi de goji e physalis).

Sei que posso alugar outro terreno para perfazer a area requerida.

No entanto, tambem ainda nao tenho a minha vida resolvida, e faltam-me fundos para fazer face aos restantes investimentos. Portanto nao sei se poderei voltar a Portugal.

Alguem sabe quanto tempo eu tenho, depois do projecto ter sido aprovado e aceite, sem que ele perca a validade?

Alguem tem alguma sugestao para o meu caso?

Cumprimentos
Mauro
exlybris
Agricultor de Fins de Semana

Registado: 19/fev/2016, 10:38
Marca de Trator Favorita:
Clube de Futebol:

Voltar para Jovens Agricultores / Fundos Comunitários / Legislação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante