O Inicio de um novo Jovem Agricultor

Dúvidas e discussão sobre Fundos Comunitários disponíveis para apoio aos Agricultores & Jovens Agricultores.

Moderadores: komodro, andreleandro, Caça, Márcia Ferreira

O Inicio de um novo Jovem Agricultor

Mensagempor Bunker1978 » 27/ago/2016, 16:51

Olá Amigos Agricultores.

Decidi criar um tópico para centralizar toda a informação do meu novo projeto agricola.
Vou tentar descrever ao máximo o dia-a-dia, analisar todos os processos, colocar dúvidas, questões, dicas, o que acha bem, o que acho mal, para assim conseguir ser ajudado por vocês de uma maneira mais organizada e também ajudar quem seja iniciante, tal como eu e pretenda também mudar de vida.

Vou incluir informação que já disponibilizei noutros tópicos de modo a centralizar tudo num único sitio só, acho benéfico colocar tudo o que já foi falado.

Apresentação:
Sou o Bruno tenho 37anos e moro próximo de Lisboa.
Conheci o forum através de pesquisa na internet devido aos meus mais recentes interesses pela agricultura. Ainda não tenho um trator mas espero acabar com essa falha, se tudo correr conforme planeado irei sair da cidade e começar uma vida nova no campo.

A minha intenção de mudança já vem desde 2011, em que cheguei a enviar um email para uma Consultora de Agricultura, mas como tinha emprego era complicado largar tudo de um momento para o outro.

Até que há alguns meses decidi que tinha que mudar e cheguei à conclusão que o melhor seria dedicar-me à agricultura.

Não por agora ser moda, e por toda a gente agora achar muito "bonitinho" ou algo do género. Mas pela simples razão de juntar o útil ao agradável.

Primeiro porque fiquei desempregado e depois porque quero providenciar uma vida no campo à minha familia, conforme eu tive a possibilidade de ter. Já há alguns anos que andava extremamente saturado da cidade, além do trabalho já não me sentia realizado, perdia quase 4 horas por dia em filas de trânsito, nem tempo havia para dar um beijo descansado aos filhos, estava cada vez mais desgastado...

A minha mulher concorda e apoia-me nesta decisão, sabe que a agricultura não é vida fácil (o pai dela sempre trabalhou na terra), mas na minha opinião não se compara o tipo de vida e é outra qualidade.

[size=150]Projeto[/size]
O meu projeto é de AgroTurismo.
Uma vez que já nada me prende numa grande cidade, vou optar por ir um pouco para o interior e tentar viver da terra.
Escolhi a zona de Covilhã. Tenho familiares em Idanha a Nova e é uma zona que gosto bastante. Mas para mim o que importa é que seja uma zona pacata e sem muita confusão.

Agricultura
Quanto à área agricola a minha ideia é produzir cereja e outro produto.
Não quero ficar "preso" à produção só de cereja. Pelo que tenho lido tem muitas condicionantes produtivas e a produção ao longo dos anos tem vindo a descer. Acho que os pequenos produtores se têm visto muito aflitos nos últimos anos, por isso quero encontrar uma alternativa sustentável e viável.

Apicultura
Pretendo ter algumas colmeias.
Não farei disto uma atividade demasiadamente grande, o seu papel será basicamente aproveitar os beneficios de polinização que são essenciais.Mas depois claro, tentar comercializar todos os produtos que as abelhas nos podem dar.

Turismo
Quanto à área do Turismo, quero implementar um conceito inovador em Portugal. Tenho uma ideia engraçada para o alojamento que gostava de por em prática por ser muito diferente e por considerar que combina muito com a natureza e com o campo. Tem como base o conceito de habitações amovíveis, mas o que estou a pensar é visualmente e esteticamente diferente do que existe cá. Mais para a frente desvendo mais um pouco ;) :P

O objetivo deste projeto é conseguir subsistir totalmente, sendo esta a minha atividade principal. A ideia é não ficar "agarrado" ao retorno só da agricultura ou só do turismo, intenção é mesmo complementar uma coisa e outra e tentar tirar o máximo proveito de cada um, porque sei que isoladas são atividades muito complicadas.

Para já é isto.

Vou atualizar o tópico logo que possa, porque já desenvolvi mais trabalho e tenho planos para esta semana.

Espero que gostem desta ideia.

Abraço
Editado pela última vez por Bunker1978 em 27/ago/2016, 21:56, num total de 2 vezes.
Bunker1978
Agricultor de Fins de Semana

Registado: 22/ago/2016, 17:39
Marca de Trator Favorita: TVI
Clube de Futebol: Não tenho clube de futebol!

Re: O Inicio de um novo Jovem Agriucultor

Mensagempor Bunker1978 » 27/ago/2016, 16:51

[size=150]Projeto Agroturismo – Estratégia[/size]

1- Consultoria – Apoio Técnico (?)

Empresas(?):

- Agroprojetos - Aveiro
- GERA – Costa da Caparica
- Espaço-Visual - Gondomar
- Agroges - Cascais
- ASSEC - Covilhã
- Fundiconsultores - Fundão
- ANPME
- JADRC – Coimbra
- AJAP – Nacional Diversos Consultores
- Agroconceito

Resumo de Trabalho Realizado:

- Espaço Visual – Já realizei primeira reunião de esclarecimentos
- Pesquisa

2- Zona / Terreno (?)

Zonas para o Terreno(?)

Covilhã
-Teixoso
-Belmonte
etc

- Pesquisa

3 – Agricultura (?)

Produtos a produzir(?)

- Cereja
- Azeitona
- Uva
- Espargo
- Pistacho

- Pesquisa

4- Financiamento / Incentivos(?)

Financiamento e Incentivos (?)

-Investimento Próprio – Poupanças

-Incentivos

-PDR2020
Operaçã0:
3.1.1 – Jovens Agricultores
3.2.1 – Investimento na Exploração Agricola
10.2.1.3 – Diversificação de Atividades na Exploração

-Portugal2020

-Outros.

- Pesquisa

5- Turismo(?)

Agroturismo
- Conceito Inovador

- Pesquisa

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
NOTA:
Todos os dados acima poderão ser alterados conforme forem alteradas as especificidades do projeto.
Editado pela última vez por Bunker1978 em 29/ago/2016, 17:26, num total de 3 vezes.
Bunker1978

Re: O Inicio de um novo Jovem Agriucultor

Mensagempor komodro » 27/ago/2016, 17:34

:clap:

A seguir.
A minha ferramenta de maior precisão: marreta de 5Kg

Ucraniano do sitio: Têm marreta? têm maçarico? têm prensa? Têm solução!
komodro
Master de Tratores

Registado: 17/jan/2014, 02:02
Marca de Trator Favorita: Hanomag
Clube de Futebol: Glorioso!

Re: O Inicio de um novo Jovem Agricultor

Mensagempor diogoroque » 29/ago/2016, 11:39

Tou atento a novos desenvolvimentos
diogoroque
Fanático

Registado: 18/fev/2014, 19:34
Marca de Trator Favorita: Case ih
Clube de Futebol: F.c.f

Mensagempor pedro » 29/ago/2016, 12:46

Excelente iniciativa :thumbup: .. a seguir
pedro
Master de Tratores

Registado: 06/fev/2013, 00:29
Marca de Trator Favorita: John Deere
Clube de Futebol: Sporting

Mensagempor Bunker1978 » 29/ago/2016, 17:15

Ando com a cabeça às voltas. As indefinições são tantas que nem sei por onde começar.

Já sabia que ia ser duro e tenho a certeza que ainda vai ser pior, mas estamos cá para o que der e vier.
No meu caso existem duas situações que são essenciais, conseguir viver no interior, e ter uma atividade que seja rentável que me permita sustentar a familia.

Voltando ao Projeto:

1- Consultoria – Apoio Técnico

Tenho pesquisado bastante para encontrar alguém competente que me ajude a elaborar o projeto.
Inicialmente, como se tratava de um projeto de Agroturismo, estava à procura de alguém direcionado e com competências abragendo as duas áreas, mas como tanto a Agricultura, como o Turismo têm tantas especificidades técnicas, que já penso se não será melhor encontrar uma solução separada para cada atividade...?

A semana passa tive um reunião via skype com o técnico da Espaço-Visual. Explicou-me tudo e todos os procedimentos, fiquei com uma ideia geral dos seus serviços e respetivos valores.

Entretanto enviei-lhe mais algumas questões que ainda aguardo resposta.

Esta semana julgo que ainda me vou reunir com ASSEC. Telefonei-lhes a semana passada e enviei uma serie de duvidas, recebi a resposta hoje e parecem-me prestáveis.

Depois de lá chegar (C.Branco/Covilhã) fiquei de ligar para o técnico da AJAP – Associação de Jovens Agricultores de Portugal.

Também tenho tentado falar com a Fundiconsultores mas ainda não consegui. Era bom conseguir reunir com ele todos, ficava já despachado :P

2- Zona / Terreno – Covilhã

Consultoria Agricultura

Visto que ainda não tenho terreno, estou a pensar requisitar consultoria para me ajudarem a encontrar um terrenos, verificarem o tipo do terreno que pretendo e quais as culturas que posso plantar. Acham que é… imprescindivel e que o deva fazer?

Ou poderei fazer de outra maneira também eficaz...?

Já tenho o contacto de diversos Consultores Agriculas, Associações Agricolas e Cooperativas.

Acham que algumas destas me poderão auxiliar?

Estou a pensar numa zona mais próxima da Covilhã.

O que tenho visto tem sido tudo pela net, existe alguma oferta, mas o problema é se o terreno tem condições para a agricultura e espaço para o turismo, tem que ser pelo menos entre 7a10ha, mas estudando obviamente as as especificidades de cada terreno, poderá ser mais pequeno e ter condições para as duas atividades.

Para já é isto.
Abraço a todos
Bunker1978

Mensagempor diogoroque » 29/ago/2016, 19:14

Boas. Na zona de castelo branco e Covilhã n tenho terrenos mas dependendo do que quer implantar posso arrendar algumas coisas na guarda
diogoroque
Fanático

Registado: 18/fev/2014, 19:34
Marca de Trator Favorita: Case ih
Clube de Futebol: F.c.f

Mensagempor komodro » 29/ago/2016, 19:32

1
Fala com a maior quantidade possível de gente\empresas\técnicos. Pega num bloco A4/bloco de notas virtual e "desenha" vários cenários possíveis, apresenta-os aos técnicos e ouve-os.
Em relação a separar os conceitos, não digo que não faça sentido, mas vais ter tudo a dobrar, não te esqueças disso, para o bom e para o mau.

2
Não te metas nesses "consultores agricolas", não são mais que mediadores imobiliários que estão borrifando para as tuas necessidades, apenas para o que têm em carteira e que te possam "despachar". Como sugeriste e bem, vai a cooperativas, associações agrícolas, eles têm conhecimentos de terrenos disponíveis.

P.S. Já começas-te no Xanax? lol
A minha ferramenta de maior precisão: marreta de 5Kg

Ucraniano do sitio: Têm marreta? têm maçarico? têm prensa? Têm solução!
komodro
Master de Tratores

Registado: 17/jan/2014, 02:02
Marca de Trator Favorita: Hanomag
Clube de Futebol: Glorioso!

Mensagempor Bunker1978 » 29/ago/2016, 19:54

[quote="diogoroque"]Boas. Na zona de castelo branco e Covilhã n tenho terrenos mas dependendo do que quer implantar posso arrendar algumas coisas na guarda

Olá diogoroque,

Os terrenos são propícios a alguma plantação em particular?

Envie-me uma mensagem privada com toda a informação.

Abraços
Bunker1978

Mensagempor Bunker1978 » 29/ago/2016, 20:01

[quote="komodro"]1
Fala com a maior quantidade possível de gente\empresas\técnicos. Pega num bloco A4/bloco de notas virtual e "desenha" vários cenários possíveis, apresenta-os aos técnicos e ouve-os.
Em relação a separar os conceitos, não digo que não faça sentido, mas vais ter tudo a dobrar, não te esqueças disso, para o bom e para o mau.

É isso que vou tentar fazer - Falar com o máximo de técnicos possiveis.

Que tipo de cenários possiveis?
Não tenho experiência para "desenhar" cenários :? Sei que posso planear muito bem as coisas mas existem fatores e problemas que podem surgir sem eu ter conhecimento

[quote="komodro"]2
Não te metas nesses "consultores agricolas", não são mais que mediadores imobiliários que estão borrifando para as tuas necessidades, apenas para o que têm em carteira e que te possam "despachar". Como sugeriste e bem, vai a cooperativas, associações agrícolas, eles têm conhecimentos de terrenos disponíveis.

Hmm, Ok, obg pela dica :thumbup:
Já tenho aqui uma lista daquela zona (C.Branco e Covilhã).

[quote="komodro"]
P.S. Já começas-te no Xanax? lol

Ainda não mas ando lá perto :crazy:
Bunker1978

Mensagempor pedro » 30/ago/2016, 18:06

Bruno chegaste a fazer um estudo para saberes que produções/plantações se dão na zona que escolheste iniciar o projeto?
Creio que a cereja é uma delas pela tua escolha mas já estudaste mais alternativas para perceberes até que ponto os meios de escoar a tua produção podem ser os mesmos que outra colheita que funciona nessa zona e aproveitares desta forma sinergias de duas ou mais produções diferentes?
pedro
Master de Tratores

Registado: 06/fev/2013, 00:29
Marca de Trator Favorita: John Deere
Clube de Futebol: Sporting

Mensagempor Bunker1978 » 01/set/2016, 23:07

[quote="pedro"]Bruno chegaste a fazer um estudo para saberes que produções/plantações se dão na zona que escolheste iniciar o projeto?
Creio que a cereja é uma delas pela tua escolha mas já estudaste mais alternativas para perceberes até que ponto os meios de escoar a tua produção podem ser os mesmos que outra colheita que funciona nessa zona e aproveitares desta forma sinergias de duas ou mais produções diferentes?

Boa Noite Pedro,

Só hoje consegui ter net de jeito para estar aqui um pouco sossegado a responder e a fazer um ponto-de-situação

Ora bem,
Estudo, estudo propriamente dito, realizado por consultor agrícola ou alguém especializado, ainda não fiz. O que tenho feito é mais com base em pesquisas, em termos de zona geográfico, sobre o que será mais favorável para determinada zona.

Esta zona é indicada para a cereja, mas sinceramente não estou muito agradado com a produção de cereja. So para veres, as ultimas chuvas de primavera vieram prejudicar a produção e dos últimos 30 anos, este foi o pior ano. Os maiores produtores provávelmente estão a vere à rasca imagino os mais pequenotes… ( como eu )

Quero ver se é favorável para Pistachio e Espargo. Ambos têm os seus pros e contras, so preciso que a zona seja propicia à sua produção.

Cereja, sinceramente tenho muito medo…

[color=#00BF00]Ponto de Situação:[/color]

Hoje fui até Belmonte. Uma palavra: Incrivel.
Incrivel como se consegue perder tempo e não se faz nada.
Estou farto de telefonar a um drº da Câmara Municipal de Belmonte, que supostamente está responsável por um programa de Apoio ao empreendedorismo da zona e ainda não consegui falar com ele. Quando ligo para o telemovel não atende, quando ligo para o CM Belmonte ninguem sabe dele, hoje fui lá, não estava na Camara so numa secção que ficava noutro edificio mais abaixo. Lá fui eu à estorreira do 35graus ver se o encontrava, mas fiquei logo avisado que possivelmente não estaria lá, só de manhã. Cheguei lá e... Fechado. Pelo menos do que encontrei estava tudo fechado.
Acho que estes programas são bonitos e é so para ingles ver...

Visitei uma imobiliária, mas acho que foram pouco eficazes na mostra do que tinham em carteira. Ainda tive uma reunião aqui com um contabilista para recolher alguns contactos da zona e pouco mais.

Terei que vir novamente já com alguns terrenos em vista por parte des outras imobiliárias.

Abraços
Bunker1978

Mensagempor Bunker1978 » 18/set/2016, 00:29

Olá amigos.

Ponto de Situação:

Desde que regressei pouco ou nada tenho adiantado.
Estou à espera de uns tinteiros para imprimir legislação e começar a estudar o processo de Agricultura e Turismo.

Esta 3ª Feira vou fazer mais 600km para ir a Covilhã e ver um terreno que já tinha agendado na visita anterior.
Caso o terreno agrade vou logo pedir para fazerem uns testes ao terreno e ver que cultura se poderão cultivar.

A minha "ideia" (porque estas coisas nunca são definitivas e podem mudar) é produzir pistachio. Segundo tenho lido é uma cultura que tem um retorno bom, mas moroso e como tal a outra "ideia" seria optar por morango em Hidroponia.
Já vi que há um grande produtor próximo no Fundão, como tal ainda estou a estudar as possibilidades que tenho, mas penso que o morango em Hidroponia me poderá dar um retorno mais rápido (compensando o Pistachio) e durante o ano todo.

Tenho pesquisado muito, vou colocar muita informação no tópico, relativa às culturas.

Abraços !!! :thumbup:
Bunker1978

Mensagempor Bunker1978 » 26/set/2016, 12:23

Ponto de Situação:

A viagem correu bem, acho que foi bem produtiva.

Gostei do terreno, tinha uma zona alta que permitia um boa vista sobre a paisagem em redor e uma zona mais baixa.
Os acessos tb eram excelentes, tendo uma frente muito grande junto à estrada. Gostei.

Vamos ver é o tipo de terreno se corresponde à expetativas

Entretanto estou à espera do engº que faz a análise, enviei os dados no sábado e a qualquer momento ele deve contactar para comunicar os resultados.

Neste momento estou a todo o gás.
O programa de diversificação na exploração agrícola, termina (salvo erro) dia 28 Novembro, logo tenho que ter o projeto de arquitetura pronto o quanto antes.

Ando aqui de volta dos desenhos, orçamentos, arquitectos, engenheiros etc :crazy:

Abraços !!!
Bunker1978

Voltar para Jovens Agricultores / Fundos Comunitários / Legislação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante