Projeto Agricultura - Qual entidade?

Dúvidas e discussão sobre Fundos Comunitários disponíveis para apoio aos Agricultores & Jovens Agricultores.

Moderadores: komodro, andreleandro, Caça, Márcia Ferreira

Projeto Agricultura - Qual entidade?

Mensagempor Bunker1978 » 23/ago/2016, 14:41

Olá amigos.

Há alguns meses decidi mudar e cheguei à conclusão que o melhor seria dedicar-me à agricultura.

Não por agora ser moda, e toda a gente achar muito "bonitinho" ou algo do género. Mas pela simples razão de juntar o útil ao agradável.

Primeiro porque fiquei desempregado e depois porque quero providenciar uma vida no campo à minha familia, conforme eu tive. Já há alguns anos andava saturado da cidade e cada vez mais desgastado com o dia a dia em que nem temos tempo para dar um beijo aos filhos.

A minha mulher concorda e apoia-me nesta decisão, sabe que a agricultura não é vida fácil (o pai sempre trabalhou na terra), mas não se compara o tipo de vida e é outra qualidade.

Estou a ponderar um projeto de Agro-Turismo e a minha ideia era ali para os lados de Covilhã/Guarda/Fundão, uma vez que tenho familiares em Idanha a Nova

O meu problema é a quem devo recorrer para me elaborar o projeto de investimento e exploração agricola?

Preciso realmente de alguém que saiba o que está a fazer e junto a ele, traçar uma estratégia e elaborar um projeto.

Conseguem indicar alguém de confiança?

Obrigado a todos que possam ajudar :thumbup:
Abraço
Bunker1978
Agricultor de Fins de Semana

Registado: 22/ago/2016, 17:39
Marca de Trator Favorita: TVI
Clube de Futebol: Não tenho clube de futebol!

Re: Projeto Agricultura - Qual entidade?

Mensagempor komodro » 23/ago/2016, 15:12

Boas!
O melhor conselho que te posso dar é primeiro pensa bem o que queres conciliar, e depois visita algumas unidades que já estejam instaladas e certificadas. Nem que vás como turista, mas aprendes muito em 3 ou 4 saídas dessas. Pelo menos vês coisas que gostavas de replicar e outras que podias evitar.
A seguir vai á Direcção Regional de Agricultura da tua zona, no balcão de atendimento explicas a tua ideia e pedes contactos de pessoas\entidades\gabinetes certificadas que te possam elaborar o estudo\projecto de investimento.
Fala bem com as pessoas que te indicarem e escolhe o que mais te agrade( ou que tenhas melhor referências).
Vai dando novidades.
Boa sorte.
A minha ferramenta de maior precisão: marreta de 5Kg

Ucraniano do sitio: Têm marreta? têm maçarico? têm prensa? Têm solução!
komodro
Master de Tratores

Registado: 17/jan/2014, 02:02
Marca de Trator Favorita: Hanomag
Clube de Futebol: Glorioso!

Mensagempor Bunker1978 » 23/ago/2016, 17:07

[quote="komodro"]Boas!
O melhor conselho que te posso dar é primeiro pensa bem o que queres conciliar, e depois visita algumas unidades que já estejam instaladas e certificadas. Nem que vás como turista, mas aprendes muito em 3 ou 4 saídas dessas. Pelo menos vês coisas que gostavas de replicar e outras que podias evitar.
A seguir vai á Direcção Regional de Agricultura da tua zona, no balcão de atendimento explicas a tua ideia e pedes contactos de pessoas\entidades\gabinetes certificadas que te possam elaborar o estudo\projecto de investimento.
Fala bem com as pessoas que te indicarem e escolhe o que mais te agrade( ou que tenhas melhor referências).
Vai dando novidades.
Boa sorte.

Olá komodro. Obrigado pela tua resposta.

Tento ter as coisas bem planeadas mas parece que quando dou um passo em frente aparece algum contratempo e dou dois para trás.
Mas nada que me desanime :D

Já pesquisei aqui no forum algumas coisas e fiquei com ideia que alguns apresentam 20anos de experiencia nestes casos e depois os valores diferem totalmente da realidade. Como é o exemplo da espaço-visual, que por acaso ja tenho uma reunião agendada.

Daí ter vindo aqui perguntar, porque este vai ser um serviço pago e não me posso dar ao luxo de estar a pagar sem ser a quem tenha mesmo experiência, devido à minha situação profissional.

Encontrei mais duas ou três:
Agroprojetos
GERA
Agroges

Alguma consideração sobre estes?
Bunker1978

Mensagempor pedro » 23/ago/2016, 17:08

Acrescento: cuidado com aventurismos! Se na tua zona o que funciona é vinhas... Nao vás plantar kiwis! Entendes? :)
pedro
Master de Tratores

Registado: 06/fev/2013, 00:29
Marca de Trator Favorita: John Deere
Clube de Futebol: Sporting

Mensagempor Bunker1978 » 23/ago/2016, 17:16

[quote="pedro"]Acrescento: cuidado com aventurismos! Se na tua zona o que funciona é vinhas... Nao vás plantar kiwis! Entendes? :)

Olá pedro.
Sim, sim, tenho atenção a isso :)

O "problema" é que ainda não tenho terreno então tenho "liberdade" para escolher a zona, porque vou ter que adquirir terreno e depois claro, produzir o indicado para a zona.

A zona que defini é para a Covilhã/Guarda/Fundão, por aí... Nessa zona julgo que deverei produzir cereja, mas ja li que a produção da cereja é muito trabalhosa e arriscada, daí ter pensado introduzir tb Apicultura e se possivel outro produto.

Abraço
Bunker1978

Mensagempor komodro » 23/ago/2016, 18:06

Dessas que mencionas-te conheço algum da trabalho da Agro.Ges.
Extremamente profissionais, extremamente dedicados, extremamente caros. Top a nível nacional( ah, e com bons conhecimentos/relações "por dentro", se é que me percebes).
Mas nestas coisas, a minha opinião é pagares algo mais e lidares com profissionais, sai sempre mais barato a longo prazo.

komodro
Master de Tratores

Mensagempor Bunker1978 » 23/ago/2016, 18:45

[quote="komodro"]Dessas que mencionas-te conheço algum da trabalho da Agro.Ges.
Extremamente profissionais, extremamente dedicados, extremamente caros. Top a nível nacional( ah, e com bons conhecimentos/relações "por dentro", se é que me percebes).
Mas nestas coisas, a minha opinião é pagares algo mais e lidares com profissionais, sai sempre mais barato a longo prazo.

Olá komodro,
Pois, estive a conhecer melhor a AgroGes e realmente tinham um elemento bastante influente nesta área, infelizmente faleceu o ano passado.

Tens conhecimento de alguém que eu possa tentar contactar e falar para pedir mais referências?

E "extremamente caros" é para que valores?

É que eu consigo fazer o projetos comparticipado pela ANPME, mas estou ha uns meses a trocar emails com eles e não estou nada satisfeito com o trabalho deles.

Abraço e Obrigado :thumbup:
Bunker1978

Mensagempor komodro » 23/ago/2016, 19:35

Todos os projectos que conheço da Agro.Ges não têm nada a ver com a tua área, tudo aqui no sul, a nível de hidroponia, pomares super-intensivos e horto-industriais. O melhor é marcares com eles e conhecê-los, isso é o melhor juízo que podes fazer.
Sei que a proposta que te vão apresentar até parece um "case-study" de uma multinacional, tal o nível de profissionalismo. A nível de acompanhamento também sei que são prestáveis, mas pelo que ouvi tens direito a x deslocações para acompanhamento, se precisares de mais, pagas x por cada deslocação( não sei se ainda é politica da casa mas sei de casos que foram assim). Portanto atenção na negociação.
Em relação ao preço penso que têm a ver com montante investido. Mas praticam preços superiores á media( mas a verdade é que se calhar também são mais competentes\lestos em relação á media).
Sem desfazer a ANPME estás a comparar caviar com ovas de pescada.

komodro
Master de Tratores

Mensagempor Bunker1978 » 23/ago/2016, 20:58

[quote="komodro"]Todos os projectos que conheço da Agro.Ges não têm nada a ver com a tua área, tudo aqui no sul, a nível de hidroponia, pomares super-intensivos e horto-industriais. O melhor é marcares com eles e conhecê-los, isso é o melhor juízo que podes fazer.

Sim é o melhor.
Recebi uma resposta deles, a dizer que serei contactado no inicio de setembro para agendar uma reunião.

[quote="komodro"]Sei que a proposta que te vão apresentar até parece um "case-study" de uma multinacional, tal o nível de profissionalismo. A nível de acompanhamento também sei que são prestáveis, mas pelo que ouvi tens direito a x deslocações para acompanhamento, se precisares de mais, pagas x por cada deslocação( não sei se ainda é politica da casa mas sei de casos que foram assim). Portanto atenção na negociação.

Quais deslocações? Deles ao terreno?
Eu gostava de estar dentro do processo e acompanhar ao máximo a elaboração dos projetos. Quanto mais incluido conseguir estar melhor para mim, mais aprendo.

[quote="komodro"]Em relação ao preço penso que têm a ver com montante investido. Mas praticam preços superiores á media( mas a verdade é que se calhar também são mais competentes\lestos em relação á media).

Sim o que interessa é que sejam competentes e saibam o que estão a fazer.

[quote="komodro"]Sem desfazer a ANPME estás a comparar caviar com ovas de pescada.

Pois... O problema é que a ANPME tem protocolo com o IEFP e tenho que recorrer a eles tambem. Eu estava a pensar na ANPME para o projeto mais relacionado com turismo e outra entidade mais vocacionada para a área da Agricultura. Sinceramente também nao tenho conhecimento do trabalho da ANPME mas o que tenho visto... estou muito decepcionado.

Entretanto encontrei mais esta: Novectares

Abraços :)
Bunker1978

Mensagempor komodro » 23/ago/2016, 21:33

Eles fazem o acompanhamento da obra( para garantir que o projecto é implementado como proposto). Agora como é óbvio não podem lá estar 24h\24h. Eu penso que essa cobrança de deslocações deve de acontecer no caso do promotor( tu) começares a telefonar todos os dias para ele irem ver o "andamento" da obra. Sei que aconteceu aqui num caso de montagem de hidroponia.

Conselho de amigo, foge de IEFP's e afins, espetam-te lá uns marmanjos que são um cruzamento de débeis mentais com australopitecos , que só querem coçar a micose. E se lhes olhares de lado, ainda te vão denunciar ao ACT.

Em relação ás empresas, vai ao máximo que conseguires, só assim podes fazer uma selecção adequada.

Umas questões, e só respondes se quiseres, tens terra própria ou ainda vais procurar para alugar? Tens noção do investimento que vais fazer? Eu não estou por dentro dos valores a fundo, mas assim de repente atiro para mais das 3 centenas de milhares de euros. Vai depender do tamanho do pomar a instalar e da habitação que tenhas de construir\remodelar. Investimentos deste calibre, se tiveres que recorrer á banca, e não tiveres boas garantias, mandam-te logo dar uma curva.

komodro
Master de Tratores

Mensagempor Bunker1978 » 23/ago/2016, 21:54

Sim, fazer o acompanhamento da obra é essencial. Por isso é que eu gosto de estar por dentro de tudo para acompanhar o projeto diariamente e caso surja alguma questão recorrer a eles.

Terra propria não tenho.
Depois de escolher quero ver quais as possibilidades que tenho, e ver se compensa adquirir ou arrendar, mas depende do tipo de terreno, tamanho e da sua envolvente. Os valores são mais ou menos esses, por isso é que quero apresentar candidatura a fundos. Tenho visto terrenos de 2 a 4ha com preços acessiveis, se adquirir vai ser o unico valor que tentarei recorrer à banca.
Bunker1978

Mensagempor AlvaroAmorim » 24/ago/2016, 22:36

Atenção às empresas que se contratam.
Não conheço as que foram referidas em cima, mas quando fiz o projecto dos mirtilos, falei com alguns.
Basicamente, eles querem é ganhar dinheiro e já... Uns até me queriam por cobertura, não rede antipásaro, cobertura tipo groselha e framboesa, e ficava por uma pipa de massa. Depois tinham variedades exclusivas, que até davam em Setembro... Quando o preço dos mirtilos já não compensa! Eles, garantiam o deles no investimento e eu ficava com uma plantação onerosa e pouco rentável. Falei depois com outros produtores que seguiram esse principio e tinham gasto mundos e fundos e no final não eram melhores que os meus.
Escolhe a produção que queres e, os kiwis, podem ser muito rentáveis numa região de vinho..., tens é que estudar o mercado, visita alguns produtores e depois contrata para fazer o projecto quem levar menos dinheiro.
AlvaroAmorim
Fanático

Registado: 06/out/2014, 19:43
Marca de Trator Favorita: NH
Clube de Futebol: SLB

Mensagempor Bunker1978 » 24/ago/2016, 23:18

Olá AlvaroAmorim.

Obrigado pelo seu contributo, é sempre bem vindo a dar a sua opinião e a relatar a sua experiência.

Concordo que é uma questão de negócio e tudo gira à volta do dinheiro.
Ninguém dá nada a ninguém e eles também precisam de viver tal como nós. Toda a prestação de serviços tem o seu valor, e concordo com a correspondente retribuição financeira de acordo com o trabalho desenvolvido, mas não concordo é com a exploração e empolamento de valores desnecessariamente e injustificadamente. Pior ainda quando não vemos o devido retorno para o investimento.

Esta semana e a proxima vou também tentar fazer umas visitas a algumas terras e conhecer algumas culturas. A ver se estas 3/4 semanas consigos finalizar estes pontos de terreno, produtos a produzir e empresa para elaborar projeto
Cereja conhecem alguem acessivel para consultar?
Pistache? Kiwis?
Algum produtor que possam aconselhar?

Abraço e mais uma vez Obrigado pela ajuda.
Bunker1978

Mensagempor AlvaroAmorim » 25/ago/2016, 08:10

A questão não não querer que ganhem, porque eles, tal como nós, tem que ter lucro, dar para viver para as férias... Etc.
O Problema, é que alguns, querem garanti à cabeça o que podem ganhar com alguns anos de apoio e outras vendas...Suponho que tenham medo que quem faz o investimento quer ir buscar os subsídios e depois abandonar tudo e pensam, deixa-nos ganhar já tudo.
O tipo que me fez a plantação e instalou a rega, ganhou de certeza com isso, e fez-me um orçamento menos de metade do que me pediram em Vila Verde, com cobertura, variedades exclusivas de mirtilos... Tretas que estou a ver agora que só me iam dar problemas! Entretanto, eles já lá tinham os deles.
Um conhecido, foi aconselhado a fazer uma framboesa muito precoce que depois lhe compravam a produção... No 1º ano, quando lhas foi apresentar, diziam que não tinham mercado para elas... O Homem ficou fulo... Naturalmente.
É isso, que se te que ter cuidado.
Por acaso, a variedade que me foi aconselhada, dá numa altura muito boa. Pelo que sei, a cooperativa de Ponte da Barca pagou este ano a 6€ nessa janela de mercado e mais tarde começou a baixar.

Isto só para dizer que é importante estudar o mercado e falar com quem já está instalado na área, sabendo que alguns não contam a verdade toda porque não querem concorrência!
AlvaroAmorim
Fanático

Registado: 06/out/2014, 19:43
Marca de Trator Favorita: NH
Clube de Futebol: SLB

Mensagempor Tiagotgm » 25/ago/2016, 14:32

Eu quem fez o meu projeto foi o Eng. Nuno Gomes, de perto de Peniche, é quem faz quase a totalidade dos projetos aqui da zona. Só tenho bem a dizer.
Tiagotgm

Registado: 19/ago/2016, 17:51
Marca de Trator Favorita: Landini
Clube de Futebol: Benfica

Mensagempor Tiagotgm » 25/ago/2016, 14:33

Agora, um concelho.. Informa-te bem sobre tudo, as "regras" dos fundos, tudo tudo... e certifiquem-se sempre que sabem tudo, como as coisas se processam.
Eu falo por mim , é preciso para além de fundos, grandes, estômago... e coragem.. e muito trabalho
Tiagotgm

Registado: 19/ago/2016, 17:51
Marca de Trator Favorita: Landini
Clube de Futebol: Benfica

Voltar para Jovens Agricultores / Fundos Comunitários / Legislação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes